domingo, janeiro 06, 2013

CONTRATO DE GAVETA, O TITULAR FALECEU E AGORA?

É muito comum as pessoas fazerem negócios com contratos particulares transferindo a posse de bens  sem a participação de bancos, financeiras ou outros agentes, que concederam financiamentos para a aquisição original.

É uma operação legal mas que tem seus riscos, pois o contrato só vale entre as partes.

Mas se as condições do financiamento forem cumpridas e se não tiverem demandas de terceiros sobre os bens, tudo deve acabar bem.

Vejam no caso abaixo:




Bom dia Dr. Mario Martinelli,

Venho pedir-lhe uma opinião sobre uma situação de compra de um veículo.

Este veículo foi financiado através da BV Financeira por um terceiro ele pagava as parcelas em dia mas adoeceu e passou o financiamento do veículo para mim, enviei à BV o pedido de transferência de dívida que não foi aprovado pois não tenho renda suficiente, em contato com a financeira perguntei o porque da negação da transferência e me disseram que não poderiam me revelar pois era algo interno do banco.

 Continuei com o pagamento das parcelas e pedi ajuda especializada para a elaboração de um contrato particular de compra e venda de bem móvel que foi assinado e registrado em cartório, constando ainda uma clausula de comprometimento seu e de seus herdeiros em outorgar e assinar em meu favor a transferência do veículo assim que remida a dívida junto a financeira.

A situação agora é que o titular do contrato faleceu e estou preocupado em pagar os valores e no final perder tudo que foi gasto. Gostaria de uma ajuda para saber o que consigo fazer, se consigo a transferência da dívida pela finaceira, se espero o fim das parcelas, enfim o que for cabível na situação.

Obs: Contrato Leasing, parcelas em dia

Assumi a dívida desde janeiro de 2012.

Obrigado desde já espero breve resposta.




RESPOSTA

Caro amigo,

O leasing e' uma operação de arrendamento em que o bem pertence a'  empresa de arrendamento e o arrendatário paga uma parcela mensal para uso.

O arrendatário, na assinatura, já faz uma opção de compra do bem no final do contrato e por isso, junto com a parcela de uso, paga o chamado VRG ou valor residual garantido.

Assim, pagas todas as parcelas, o bem e' transferido para o arrendatário,

O contrato de cessão de direitos e obrigações e' valido e obriga o cedente e seus herdeiros.

Assim, se o mesmo foi formalizado adequadamente nao há risco de perda, embora possa dar algum trabalho burocrático junto ao Banco que poderá pedir a anuência do arrendatário ou de seus herdeiros, ou alguma outra formalidade.

Em ultima instancia, se necessário, o judiciário poderá ser acionado para fazer valer seu legitimo interesse.



Abraço e boa sorte!

Mario Arcangelo Martinelli

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página