segunda-feira, junho 13, 2011

A VIDA APÓS A FORMATURA, DICAS DO DR.MARIO ARCANGELO MARTINELLI

imagem:digitalart

Saudações Doutor Mario Arcangelo Martinelli

Encontrei-o pelo Blog.

Vou ser bem sincero com o Doutor: me formei em Direito recentemente....passei nesse último exame da ordem, estou só aguardando a homologação do resultado....sou um estudante bem dedicado, daqueles que enquanto os outros saiam mais cedo da aula ou iam pros butecos, eu ficava lá até o fim...não gostova de perder nada da aula...fim de semana era estudando...Escolhi o curso de Direito por falta de opção, depois de ter desisitido do curso de economia aqui na minha cidade...Mas acabei me apaixonando pelo Direito...principalmente Processo Civil que é a disciplina preferida....

Acontece que agora no "6° ano", depois de tudo, cheguei a uma conclusão: eu ainda não sei muita coisa....Me ensinaram na faculdade o princípio disso, a teoria daquilo....mas nunca me ensinaram como atuar agora!

Se o Doutor puder me auxiliar...tenho interesse em atuar nessa área bancária procliente...modelo de petições.....quais tipos de ações eu poderia discutir no judiciário....?.....Enfim, qualquer dica que o Doutor me der, além das que eu já pesquisei, me será bem útil...Caso o Doutor cobre pelas dicas favor me passar os detalhes eu tenho interesse....Não tenho preguiça de trabalhar só estou precisando de uma ajuda nesse início de profissão...Você já deve ter recebido vários e-mails assim....desculpe, eu tinha que tentar....

Independente da resposta, Grato pela ajuda!
 
Resposta do Dr. Mario Arcangelo Martinelli :


Caro José Maria






Não se preocupe, êsse "apagão" do 6º ano acontece para todos. Inclusive para médicos, engenheiros, etc...

O melhor caminho sempre é a associação com colegas que ja´tem experiencia, assim as duvidas no dia dia serão resolvidas com sugestões de quem já passou por isso.

Do outro lado, continua a necessidade do estudo cotidiano, seja em casos concretos de clientes, seja em matéria do direito em geral.

A internet é uma excelente ferramenta. 

Nos sites dos Tribunais vc encontra a jurisprudência,  verdadeira aula pratica, já que desembargadores e ministros  com bastante experiencia se manifestam sobre casos concretos. Mas mesmo eles tem entendimentos divergentes sobre um mesmo assunto.

Vc deve tambem subscrever sites de noticias juiridicas que lhe enviam noticias de casos e julgamentos gratuitamente como :



JusBrasil Notícias contato@jusbrasil.com.br

Revista Jus Vigilantibus boletim@jusvi.com


Se  vc tiver acesso à TV Justiça, lá tem cursos e aulas muito interessantes, sem falar dos julgamentos no STF.

Além disso, procure se especializar em uma área de sua preferência. Cada vez mais a advocacia segue a especialização.

Qualquer duvida, disponha.

Boa sorte!

PS: Sua questão é muito interessante e vou publica-la no blog, sem identifica-lo. 

Pode servir a outros colegas na mesma situação.

Abraço,

Mario Martinelli
   Advogado
 OAB/SP 27.588

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página