sábado, agosto 14, 2010

O CARRO DEU PERDA TOTAL E FOI COMPRADO PELO LEASING











Esta consulta é muito interessante, vejam :

Meu ex  ficou com o carro que comprei por leasing, está no meu nome. Ele acaba de me informar que bateu com o carro e deu perda total. Com isso fico livre do leasing ou arrumei mais um problema????

O que vai acontecer? O que devo fazer?
Se vc puder me ajudar me dando algumas informações... agradeço bastante. 
Maria José

Prezada Maria José, 

Em primeiro lugar, vc deve comunicar à empresa de leasing que ocorreu o sinistro e juntar cópia do B.O. e outros documentos , se vc tiver (nota fiscal de remoção do veiculo, entrada em oficina, etc)

O seguro já deve ter sido feito a favor da empresa de leasing, mas vc deve comunicar a seguradora do acidente e indicar onde se encontra o veiculo para vistoria ( se ainda isso não foi feito).

Agora, quanto à parte financeira : em um leasing normal (chamado operacional), o contrato se extinguiria pelo desaparecimento do bem e a arrendadora (leasing) ficaria com a indenização.

Mas....vc fez um leasing chamado financeiro, que nada mais é que o financiamento disfarçado.

No seu contrato deve ter alguma previsão de que se o valor da indenização for superior ao saldo devedor do contrato, vc recebe a diferença e se for inferior, vc paga....

Mas isso pode gerar uma boa discussão jurídica, até porque vc vem pagando o chamado valor residual embutido nas parcelas, que seria utilizado para o veiculo ser transferido para seu nome no final do contrato.

Por isso é importante a análise do contrato, MAS muito provavelmente o Banco (empresa de leasing) deve ter colocado mais esse encargo lá.  

Mesmo assim, cabe discussão juridica, que se inicia quando eles enviarem um boleto para vc pagar, com o saldo devedor.....


Para ser seguidora do blog é só clicar em
  
Seguidores
http://www.google.com/friendconnect/dimage?image=ZOOMY&color=%23999999

Seguir


que fica no lado esquerdo da pagina e seguir as instruções....

Vai me passando o andamento do assunto...

Abraço,

MARIO ARCANGELO MARTINELLI

4 comentários:

  1. Olá tenho muitas duvidas ...no ano passado meu comprou um veiculo,fianciado...meus pais não tem cnh, meu tio foi dirigindo o carro em uma viajem a Bahia junto com a familia total de pessoas 6 dentro do carro. na volta para Brasilia ele tentou fazer uma ultrapassagem com uma carreta o pneu bateu dentro de um buraco e estourou o pneu dianteiro que vei a girar na pista em sentido a outra pista pegando de lado com a carreta que seguia para Bahia. Graças a Deus está todos vivo mais a uma imprudencia do meu tio envolveu terceiros...a carreta ficou com 4 pneus estourados e e tanque de oleo furado por causa da colisão. o veiculo do meu pai que meu tio dirigia,ficou com a metade batida. porém meu pai não tinha feito a transferencia do veículo para seu nome, não tinha passado pela vistoria do Detran para transferencia de documentos. meu pai levou o carro em uma oficina para concerto que fecharam em 8 mil o concerto.porém meu tio deu 3mil de entrada,que o dono da oficina depois de um mes apos deixada do veiculo na oficina,havia vendido a oficina para outra pessoa que não quiz assumir ao concerto pedindo para retirar o veiculo da oficina ...o antigo dono havia sumido com o dinheiro,meu pai retirou o carro da oficina. e além do carro batido,sem transferencia de documento,meu pai ainda tá pagando o banco todo mes juros abusivos o que ele deve fazer?, vcs podem ajudar-nos? poderia nos dá informações de que procedimentos agir? obrigado.agradeço por informar...

    ResponderExcluir
  2. esqueci de comentar o veiculo e nem a carreta não tinha seguro ...

    ResponderExcluir
  3. e mu tio disse que não vai mais pagar nada pelo acidente. e só ele pode recorrer contra o dono da oficina porque está no nome dele o recibo do dinheiro.ou só se ele passase uma procuração para meu pai recorerrer mais ele disse que nem passa e nem vai mais pagar nada,meu pai já foi a justiça para fazer uma conciliação ele não quiz nehum acordo ...nossa o que fazemos ?? pois meus pais são de familia de baixa renda e meu pai tinha feito suas economias toda para a viajem. porém foi obrigado a gastar muito durante o acidente com remedios e transporte. agora meu api não tem estudo e nem sabe como agir....se nos ajudar serei grata....obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Há um mes atrás sofri um acidente com perda total,veículo zero 2010, completo 30.000 reais.Dei 8 mil de entrada e financiei os outros 22 mil.
    Hoje pela tabela fipe meu carro vale 23.500 reais e meu saldo devedor com a financiadora é de 20.000
    Minha dúvida é: realizo a substituição da garantia por outro carro, ou liquido logo isso e fico livre desse lesing?
    Todos reclamam da demora da substituição...não seria melhor me livrar desse lesing e financiar por CDC? mesmo tendo prejuizos?
    por que só eu que tive prejuízo de 10 mil reais enquando a financeira receberá os 20 mil mais as 10 parcelas que paguei de 530,00 reais? totalizando=25.300!!!
    posso fazer algo em relação a isso? e o valor residual?
    Desde já agradeço pois estou meio perdida!!!

    ResponderExcluir

Se inscreva como membro deste blog e acompanhe assuntos de interesse geral, na área jurídica.

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página