segunda-feira, julho 11, 2022

Orientação jurídica especializada em Bancos e seguradoras. Não enfrente as feras sozinho...!


Orientação jurídica pode ser aliada importante para empreendedores que precisam de crédito. Também para demandas com seguradoras.

 

.Os serviços disponíveis podem ir desde a orientação antes da assinatura de contratos com instituições financeiras, passando pela defesa em casos de já endividamento e até a indicação de alternativas de crédito mais vantajosas, mas pouco conhecidas, como as linhas de crédito estrangeiro.

Em época de crise econômica como a que o país enfrenta nos últimos anos é comum aumentar a procura por crédito e, consequentemente, subirem também os índices de inadimplência.


Uma das razões que levam a este quadro é a rasa compreensão sobre os termos contemplados na maioria dos contratos praticados pelas instituições financeiras por parte de quem busca por empréstimos. E também, muitas vezes, pela falta de alternativas mais vantajosas e seguras, especialmente para os pequenos e médios empreendedores.


Não raro, quem opta pelos empréstimos tradicionais e acaba se endividando recorre à orientação jurídica para negociar condições mais justas para quitar seus débitos com bancos e outras instituições financeiras. Mas o que muitas pessoas não sabem é que elas também podem contar com a consultoria jurídica justamente para evitar o endividamento, aconselhando-se com advogados especialistas em Direito Bancário que possam orientá-las a evitar cláusulas abusivas e, assim, a fugir dos equívocos mais comuns na hora de adquirir crédito.

.O advogado Mário Martinelli é um desses profissionais. Com uma trajetória de algumas décadas no mercado financeiro, Martinelli construiu, nos últimos anos, uma carreira de defensor do enorme contingente de clientes com dívidas em bancos. O ‘Advogado de Defesa’, como ele mesmo faz questão de se apresentar nas redes, recebe seus clientes num confortável escritório da Avenida Jerônimo de Carvalho, em Atibaia. São pessoas ou empresas que têm algum tipo de contencioso com instituições financeiras – especialmente bancos – e que, na maioria das vezes, têm dificuldades em negociar acordos que viabilizem o pagamento, seja por desconhecimento das regras que norteiam o mercado financeiro, seja por abusos em cláusulas em contratos impostos no momento da contratação do crédito.

Segundo o jurista, é aí é que entram os serviços que conhece como ninguém num mercado que oferece facilidades, mas as quais eventualmente podem se transformar em dores de cabeça.


Empresas e pessoas físicas podem então recorrer à orientação jurídica especializada para colocarem em ordem suas dívidas e poder trabalhar com mais tranquilidade.


O próprio Martinelli trabalhou muitos anos no mercado financeiro, em bancos nacionais e estrangeiros e, desde 2004, usa esta experiência para ajudar empresas e pessoas físicas em suas nem sempre tranquilas relações com bancos e financeiras, como ele explica. “Tenho vasta experiência em Direito Empresarial e Bancário e gosto muito de assistir o consumidor em suas disputas com os gigantes do mercado financeiro.”


O advogado alerta que quem precisa tomar dinheiro emprestado das instituições financeiras deve ter muito cuidado, definindo claramente quais são as condições de pagamento, os juros e prazos.


Ele lembra também que existem muitas alternativas de linhas de crédito no mercado, mas é importante que o tomador tenha muita clareza em relação à dívida que está assumindo. “Atualmente os gerentes de banco fazem um papel de vendedores, cumprem metas de vendas e, infelizmente, nem sempre estão preparados para orientar o cliente, como era comum até alguns anos atrás”, acrescenta.


Mario Martinelli 2

Mário Martinelli, o Advogado de Defesa.

Como parte da sua atividade diária pelos direitos dos clientes de bancos, financeiras e seguradoras, Martinelli se especializou em contratos que tenham cláusulas pouco claras.

E no caso das seguradoras as ações são frequentes, já que a interpretação de uma cláusula do contrato pode permitir diferentes interpretações levando a seguradora a concluir que não vai pagar a indenização.

É muito importante que quando for adquirir um novo seguro de vida, o cliente atente para o grupo de cobertura de doenças graves incluídas no contrato. Deve estar bem claro quais doenças são consideradas graves e portanto dão direito à indenização prevista em contrato”.

Na ocorrência de uma doença grave quando a apólice está em vigor o contratante pode receber a verba indenizatória em vida.

É uma boa ajuda nessas ocasiões.

Em relação às empresas, os problemas também são frequentes, já que muitos empresários e empreendedores buscam recursos no mercado financeiro, na expectativa de fazer sua empresa funcionar e ter lucro.


No entanto os riscos também são grandes e frequentemente empresas entram em processo de recuperação, ou são encerradas por conta de dívidas que acabam se tornando impagáveis.


Para os empresários, Martinelli alerta que logo que eles percebam que sua empresa está em risco e que vai exigir um acompanhamento em relação às dívidas e contratos com instituições financeiras, é importante que recorram a um serviço especializado que poderá ajudá-lo.


O serviço do advogado especializado é importante para que o empresário tenha o conhecimento real da situação da empresa, possibilitando uma negociação mais efetiva com os credores. Além disso, ele poderá orientar o cliente em relação a linhas de créditos com juros menores e melhores prazos de pagamento.”


A mesma observação vale para as possibilidades que oferecem mais vantagem para o contratante..... porém com menor lucratividade para os bancos – como as linhas de crédito estrangeiro disponíveis no Brasil, mas que, no entanto, são pouco divulgados pelas instituições financeiras.


Cabe ao interessado buscar informar-se e então, mais uma vez, uma boa consultoria prévia pode ajudar.





*MATÉRIA ORIGINAL: https://jornalvisaodenegocios.com.br/orientacao-juridica-especializada-em-mercado-financeiro-pode-ser-aliada-importante-para-empreendedores-que-precisam-de-credito/

Da Redação. Reportagem: Elaine Lina. Contribuíram: Thiago Santinho e Arthur Gebara







h

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página