quinta-feira, dezembro 22, 2011

SHOPPING : A PRÓXIMA VITIMA PODE SER VOCÊ !

SHOPPING , você pode ser a próxima vítima !




Os Shopping Centers são, talvez, a mais espetacular iniciativa do comercio varejista, depois da aparição dos supermercados, estilo pegue e pague.

Já pensou como era fazer compras nos velhos armazéns e mercados?

Depois veio a idéia de reunir várias lojas sob um mesmo ambiente fechado, com compartilhamento de áreas comuns : os Shopping Centers praticamente exterminaram as antigas lojas de departamentos.

Realmente, é um conforto essas grandes áreas cobertas para comércio de todo o tipo, com ar condicionado, livre do sol e da chuva, com estacionamento confortável, bancos, área de alimentação e várias opções de entretenimento.

Entretanto, nem tudo são flores.

Tem acontecido assaltos com direito a tiroteios, furtos, agressões e também fraudes lesando os descontraídos consumidores.

O Advogado de Defesa recebeu duas denuncias e consultas sobre ocorrências no Iguatemi de Campinas e no Internacional de Guarulhos, mas com certeza, muitas outras estão acontecendo nos Shoppings Brasil a fora.



Vitima no. 1 :

Nathalia, depois de seu dia de trabalho, foi ao Iguatemi de Campinas fazer umas compras e assistir a um filme.

Ela, num dado momento, dirigiu-se ao cash dispenser do Banco Itau, fez um saque para pequenas despesas e logo em seguida foi abordada por algumas pessoas, aparentemente uma família, que lhe pediram algumas informações.

Atenciosa, deu as informações e encaminhou-se para as escadas rolantes para ir ao cinema.

Mal terminou as escadas, buscou seu IPhone que estava em uma sacola e notou seu desaparecimento.

Havia sido roubado !!!!

Imediatamente procurou a segurança do Shopping pedindo providências.

Vejam o resultado na reclamação que ela postou junto ao SAC do Iguatemi :


Assunto: SAC enviado pelo site

Dados do SAC (Formulário Fale Conosco):

Nome Completo: Nathália

Area De Destino: Administração,Segurança

Assunto: Furto Celular

Mensagem:

No dia 03/12 à noite, estive no shopping, quando por volta das 20 hs ao sair do caixa eletrônico do itau no primeiro piso, segui em direção a escada rolante e em frente ao Mousse Cake e a Riachuelo um casal me abordou pedindo informação sobre o shopping e aproveitou o meu momento de distração para furtar meu Iphone dentro de uma sacola de compras.

Assim que subi a escada senti falta do aparelho, avisei a segurança do shopping que refez o percurso em minha companhia, sem localizar os meliantes e me encaminhou ao setor de achados e perdidos. Onde relatei o ocorrido e o responsável anotou a perda do aparelho.

No dia 7 pp, regressei naquela seção quando requisitei as imagens da Câmera de segurança da área, mas não fui atendida.


Dali me encaminharam ao SAC que orientou que fosse feita a presente reclamação.

Entendo que a responsabilidade pela ocorrência é dessa administração, motivo pelo qual peço reembolso do custo do aparelho.

Tenho as notas fiscais do aparelho, das compras realizadas naquela noite e da compra do novo aparelho. Grata


Resposta do Iguatemi :

Prezada Sra Natália,

A Administração do Shopping, visando melhorar o atendimento a seus clientes e consequentemente aumentar a preferência por este Shopping, criou o S.A.C. (Serviço de Atendimento ao Cliente).

O objetivo do S.A.C. é proporcionar ao consumidor a liberdade de opinar sobre o Iguatemi para que possamos observar o você pensa a respeito de nossos serviços e atendimento.

Recebemos seus comentários sobre o fato ocorrido em nosso Shopping, porém não podemos nos responsabilizar pelos pertences dos nossos clientes, sendo o Shopping Center Iguatemi um local público e de circulação livre de pessoas, pedimos que as mesmas prezem pelos seus pertences particulares.

O Iguatemi Campinas agradece o seu interesse e empenho. Temos a certeza que somente com o apoio e colaboração de todos nossos clientes poderemos tornar nosso shopping cada vez melhor.

No caso de dúvida, sugestão ou mesmo reclamação, não deixe de nos escrever, pois sua opinião é muito importante para garantir a melhoria dos nossos serviços.

Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Cliente
Shopping Center Iguatemi Campinas
Fone 55 19 3131-4611
Fax 55 19 3131-4600
http://www.iguatemicampinas.com.br


Pergunta da Nathalia :

Dr. Mario, vou ficar no prejuízo ?


ADVOGADO DE DEFESA :

Claro que não Nathalia, o Shopping é sim responsável por danos causados aos consumidores dentro de suas instalações.

É, sim, um local privado, onde a segurança é feita por conta e ordem da administração do Iguatemi, não sendo um local publico que seria responsabilidade do policiamento da Policia Militar do Estado.

Assim, responderá pelas perdas e danos de toda ordem ocorridas dentro de seu recinto.

Procure o Juizado Especial, Nathalia e faça a denuncia solicitando indenização pelos danos materiais (custo do IPhone) e morais ( sofrimento causado pela ocorrência)


Vitima nº 2 :

André foi ao Shopping Internacional de Guarulhos renovar o passaporte de seus filhos pequenos junto ao posto da Policia Federal.

O atendimento foi rápido e atencioso e André decidiu aproveitar o restante da tarde para levar as crianças ao CINEMARK, assistir o filmes "Muppets".

Achou ótimo o preço, em promoção, por se tratar de uma quarta feira.

Entretanto, sua alegria durou pouco.

Quando começou a projeção, André notou que a mesma estava escura e instável, quase "inassistivel", como diria um desses ex-ministros.

Procurou um supervisor para reclamar,na mesma hora e foi atendido por Germano, que reconheceu a deficiência mas disse que o projetor não poderia ser ajustado sem parar a exibição. André insistiu que isso não era desculpa e que mais de cem espectadores estavam sendo espoliados.



Pergunta o André ao Advogado de Defesa. o que fazer numa situação dessas?

Caro André, a situação é realmente desgastante. Alguns diriam, mas é apenas um aborrecimento...

Sabemos que os cinemas reduzem a luminosidade de suas projeções para economizar na vida útil das lâmpadas do projetores, que é um item realmente caro no equipamento.


O caminho deve ser :

1. Formalizar reclamação ao SAC do Shopping
2. Idem ao SAC da CINEMARK
3. Idem ao Procon
4. Idem à ANCINE - Ag. Nacional do Cinema
5. Circular a reclamação nos sites de relacionamento e nos jornais eletrônicos e físicos.

O que não podemos, André, é ficarmos silentes a mais esse tipo de abuso.

Parabéns pela sua atuação e siga em frente, vale a pena !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se inscreva como membro deste blog e acompanhe assuntos de interesse geral, na área jurídica.

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página