SHOPPING , você pode ser a próxima vítima !
Os Shopping Centers são, talvez, a mais espetacular iniciativa do comercio varejista, depois da aparição dos supermercados, estilo pegue e pague.
Já pensou como era fazer compras nos velhos armazéns e mercados?
Depois veio a idéia de reunir várias lojas sob um mesmo ambiente fechado, com compartilhamento de áreas comuns : os Shopping Centers praticamente exterminaram as antigas lojas de departamentos.
Realmente, é um conforto essas grandes áreas cobertas para comércio de todo o tipo, com ar condicionado, livre do sol e da chuva, com estacionamento confortável, bancos, área de alimentação e várias opções de entretenimento.
Entretanto, nem tudo são flores.
Tem acontecido assaltos com direito a tiroteios, furtos, agressões e também fraudes lesando os descontraídos consumidores.
O Advogado de Defesa recebeu duas denuncias e consultas sobre ocorrências no Iguatemi de Campinas e no Internacional de Guarulhos, mas com certeza, muitas outras estão acontecendo nos Shoppings Brasil a fora.
Vitima no. 1 :
Nathalia, depois de seu dia de trabalho, foi ao Iguatemi de Campinas fazer umas compras e assistir a um filme.
Ela, num dado momento, dirigiu-se ao cash dispenser do Banco Itau, fez um saque para pequenas despesas e logo em seguida foi abordada por algumas pessoas, aparentemente uma família, que lhe pediram algumas informações.
Atenciosa, deu as informações e encaminhou-se para as escadas rolantes para ir ao cinema.
Mal terminou as escadas, buscou seu IPhone que estava em uma sacola e notou seu desaparecimento.
Havia sido roubado !!!!
Imediatamente procurou a segurança do Shopping pedindo providências.
Vejam o resultado na reclamação que ela postou junto ao SAC do Iguatemi :
Assunto: SAC enviado pelo site
Dados do SAC (Formulário Fale Conosco):
Nome Completo: Nathália
Area De Destino: Administração,Segurança
Assunto: Furto Celular
Mensagem:
No dia 03/12 à noite, estive no shopping, quando por volta das 20 hs ao sair do caixa eletrônico do itau no primeiro piso, segui em direção a escada rolante e em frente ao Mousse Cake e a Riachuelo um casal me abordou pedindo informação sobre o shopping e aproveitou o meu momento de distração para furtar meu Iphone dentro de uma sacola de compras.
Assim que subi a escada senti falta do aparelho, avisei a segurança do shopping que refez o percurso em minha companhia, sem localizar os meliantes e me encaminhou ao setor de achados e perdidos. Onde relatei o ocorrido e o responsável anotou a perda do aparelho.
No dia 7 pp, regressei naquela seção quando requisitei as imagens da Câmera de segurança da área, mas não fui atendida.
Dali me encaminharam ao SAC que orientou que fosse feita a presente reclamação.
Entendo que a responsabilidade pela ocorrência é dessa administração, motivo pelo qual peço reembolso do custo do aparelho.
Tenho as notas fiscais do aparelho, das compras realizadas naquela noite e da compra do novo aparelho. Grata
Resposta do Iguatemi :
Prezada Sra Natália,
A Administração do Shopping, visando melhorar o atendimento a seus clientes e consequentemente aumentar a preferência por este Shopping, criou o S.A.C. (Serviço de Atendimento ao Cliente).
O objetivo do S.A.C. é proporcionar ao consumidor a liberdade de opinar sobre o Iguatemi para que possamos observar o você pensa a respeito de nossos serviços e atendimento.
Recebemos seus comentários sobre o fato ocorrido em nosso Shopping, porém não podemos nos responsabilizar pelos pertences dos nossos clientes, sendo o Shopping Center Iguatemi um local público e de circulação livre de pessoas, pedimos que as mesmas prezem pelos seus pertences particulares.
O Iguatemi Campinas agradece o seu interesse e empenho. Temos a certeza que somente com o apoio e colaboração de todos nossos clientes poderemos tornar nosso shopping cada vez melhor.
No caso de dúvida, sugestão ou mesmo reclamação, não deixe de nos escrever, pois sua opinião é muito importante para garantir a melhoria dos nossos serviços.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
Shopping Center Iguatemi Campinas
Fone 55 19 3131-4611
Fax 55 19 3131-4600
http://www.iguatemicampinas.com.br
Pergunta da Nathalia :
Dr. Mario, vou ficar no prejuízo ?
ADVOGADO DE DEFESA :
Claro que não Nathalia, o Shopping é sim responsável por danos causados aos consumidores dentro de suas instalações.
É, sim, um local privado, onde a segurança é feita por conta e ordem da administração do Iguatemi, não sendo um local publico que seria responsabilidade do policiamento da Policia Militar do Estado.
Assim, responderá pelas perdas e danos de toda ordem ocorridas dentro de seu recinto.
Procure o Juizado Especial, Nathalia e faça a denuncia solicitando indenização pelos danos materiais (custo do IPhone) e morais ( sofrimento causado pela ocorrência)
Vitima nº 2 :
André foi ao Shopping Internacional de Guarulhos renovar o passaporte de seus filhos pequenos junto ao posto da Policia Federal.
O atendimento foi rápido e atencioso e André decidiu aproveitar o restante da tarde para levar as crianças ao CINEMARK, assistir o filmes "Muppets".
Achou ótimo o preço, em promoção, por se tratar de uma quarta feira.
Entretanto, sua alegria durou pouco.
Quando começou a projeção, André notou que a mesma estava escura e instável, quase "inassistivel", como diria um desses ex-ministros.
Procurou um supervisor para reclamar,na mesma hora e foi atendido por Germano, que reconheceu a deficiência mas disse que o projetor não poderia ser ajustado sem parar a exibição. André insistiu que isso não era desculpa e que mais de cem espectadores estavam sendo espoliados.
Pergunta o André ao Advogado de Defesa. o que fazer numa situação dessas?
Caro André, a situação é realmente desgastante. Alguns diriam, mas é apenas um aborrecimento...
Sabemos que os cinemas reduzem a luminosidade de suas projeções para economizar na vida útil das lâmpadas do projetores, que é um item realmente caro no equipamento.
O caminho deve ser :
1. Formalizar reclamação ao SAC do Shopping
2. Idem ao SAC da CINEMARK
3. Idem ao Procon
4. Idem à ANCINE - Ag. Nacional do Cinema
5. Circular a reclamação nos sites de relacionamento e nos jornais eletrônicos e físicos.
O que não podemos, André, é ficarmos silentes a mais esse tipo de abuso.
Parabéns pela sua atuação e siga em frente, vale a pena !
quinta-feira, dezembro 22, 2011
New