sábado, agosto 14, 2010

O CARRO DEU PERDA TOTAL E FOI COMPRADO PELO LEASING











Esta consulta é muito interessante, vejam :

Meu ex  ficou com o carro que comprei por leasing, está no meu nome. Ele acaba de me informar que bateu com o carro e deu perda total. Com isso fico livre do leasing ou arrumei mais um problema????

O que vai acontecer? O que devo fazer?
Se vc puder me ajudar me dando algumas informações... agradeço bastante. 
Maria José

Prezada Maria José, 

Em primeiro lugar, vc deve comunicar à empresa de leasing que ocorreu o sinistro e juntar cópia do B.O. e outros documentos , se vc tiver (nota fiscal de remoção do veiculo, entrada em oficina, etc)

O seguro já deve ter sido feito a favor da empresa de leasing, mas vc deve comunicar a seguradora do acidente e indicar onde se encontra o veiculo para vistoria ( se ainda isso não foi feito).

Agora, quanto à parte financeira : em um leasing normal (chamado operacional), o contrato se extinguiria pelo desaparecimento do bem e a arrendadora (leasing) ficaria com a indenização.

Mas....vc fez um leasing chamado financeiro, que nada mais é que o financiamento disfarçado.

No seu contrato deve ter alguma previsão de que se o valor da indenização for superior ao saldo devedor do contrato, vc recebe a diferença e se for inferior, vc paga....

Mas isso pode gerar uma boa discussão jurídica, até porque vc vem pagando o chamado valor residual embutido nas parcelas, que seria utilizado para o veiculo ser transferido para seu nome no final do contrato.

Por isso é importante a análise do contrato, MAS muito provavelmente o Banco (empresa de leasing) deve ter colocado mais esse encargo lá.  

Mesmo assim, cabe discussão juridica, que se inicia quando eles enviarem um boleto para vc pagar, com o saldo devedor.....


Para ser seguidora do blog é só clicar em
  
Seguidores
http://www.google.com/friendconnect/dimage?image=ZOOMY&color=%23999999

Seguir


que fica no lado esquerdo da pagina e seguir as instruções....

Vai me passando o andamento do assunto...

Abraço,

MARIO ARCANGELO MARTINELLI

Sobre

Um espaço para abordar temas de interesse na área legal. Quem preferir pode entrar em contato reservadamente pelo formulário ou por email.

Visualizações de página